zerodiario

Instagram sem anúncios

Uma coisa que me irrita demais no Instagram (enquanto não crio coragem para deletar minha conta), além das sugestões questionáveis, são os inúmeros anúncios.

Eu vivo de excluir sugestões e ocultar anúncios com os quais não me interesso. Como o algoritmo está doido para me entregar alguma publicidade relevante, ele está cada vez mais estranho: já apareceram anúncios de apartamentos em Lisboa e em Porto (quem dera), joias, promoções de lojas questionáveis de estados distantes, remédios que não preciso, golpes usuais, produtos de marcas regionais também distantes. É uma loucura e ridículo ver a necessidade que o Facebook tem me fazer interessar por algo e consequentemente, me rastrear mais por um bendito clique no anúncio.

Como apenas ocultar o anúncio não resolve, já que tentam atirar para todo lado, resolvi testar alguma forma de não ver nenhum anúncio. Tentei usar o Blokada ou o AdGuard (obrigado pela sugestão, Manual do Usuário), serviços que prometem desativar o rastreamento dos serviços e também bloquear publicidade, mas não senti nenhuma diferença no Instagram. Talvez em anúncios do Google, aqueles que aparecem em aplicativos gratuitos como um pequeno rodapé ou em tela cheia em determinado momento, seja mais efetivo. Porém, configurei e deixei rodando o AdGuard. Em breve falarei mais sobre ele.

Se com os serviços citados não consegui resolver, a solução foi mais boba do que imaginei. Não usar mais? Não. A forma mais simples de não ver mais anúncios no Instagram, é usar o Instagram Lite. Ou usar a versão desktop ou direto pelo seu navegador web do celular. Simples assim. Instalei a versão Lite, disponível na Play Store e assim, o aplciativo deixa de ser bonito. Ele não tem uma interface polida, é bem mais grosseiro. Alinhamentos estranhos, fontes mal adaptadas, etc. Mas é eficaz. Consigo ver o feed sem interrupções de anúncios irrelevantes (e sem sugestões ridículas!), enviar mensagens e ver stories sem problemas. Não fiz o teste para saber se o upload de uma foto ou story por ele prejudica a qualidade da imagem, mas acredito que não.

Vamos ver até quando o Facebook vai permitir que não apareçam anúncios por lá. Espero que seja um detalhe esquecido. E que continue assim.

#dicas #tecnologia